Implantes

Uma dentição completa e alinhada é essencial para uma boa saúde oral. Os dentes devem funcionar em conjunto de forma harmoniosa.

A perda de um ou mais dentes pode causar uma série de problemas se não forem substituídos, condicionando a estética, a fonética e a mastigação. Quando um dente se encontra em falta, os dentes adjacentes saudáveis, tendem a mudar de posição inclinando para esse espaço e os oponentes que não tem contacto, tendem a extruir . Essa zona desdentada, vai apresentando perdas ósseas significativas, por não ter estímulo dentário, ficando uma zona mais frágil.

Esta situação vai afectar a forma como se aplica a pressão sobre os dentes durante a mastigação, podendo ter um impacto muito negativo nos músculos e articulação mandibular.

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são a melhor solução para a substituição dos dentes naturais, podem substituir um ou mais dentes.

São constituídos por um cilindro ou cone de titânio que é colocado no osso após preparação cuidadosa do mesmo e que servem de suporte para coroas unitárias ou próteses dentárias (com vários dentes).

Inicialmente é realizada uma consulta de avaliação. Depois, é feito um diagnóstico e estabelecido um plano de tratamento adequado.

O processo de colocação de implantes dentários é realizado numa só consulta (mesmo quando são feitos múltiplos implantes) e utilizada apenas anestesia local.

Depois desta fase cirúrgica segue-se a fase protética, onde se vai colocar a coroa ou prótese sobre os implantes. Esta pode ser realizada logo no mesmo dia da colocação dos implantes ou noutros casos cerca de 3 a 6 meses após a cirurgia, quando os implantes já estão osteointegrados.

A reabilitação sobre implantes pode ser feita com coroas ou pontes, que são cimentadas ou aparafusadas ao pilar do implante e que simulam um dente verdadeiro.

No caso de reabilitações em desdentados totais, as próteses vão encaixar como um todo nos múltiplos implantes. Estas podem ser fixas ou removíveis.

A colocação do implante é um processo cirúrgico simples, mas que obedece a uma planificação cuidada.