A noz

Um fruto seco delicioso para receitas culinárias, a noz é um alimento benéfico para a pele e para a saúde cardiovascular.
As nozes são frutas oleaginosas. Durante muito tempo, foram consideradas inconvenientes para a alimentação humana, dada a sua riqueza em gordura. Hoje sabe-se que a gordura presente em algumas oleaginosas, nomeadamente, as nozes, é constituída essencialmente por ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, particularmente importantes para ajudar a reduzir os níveis de colesterol HDL no sangue, e assim proteger o sistema cardiovascular. Seis nozes por dia são suficientes para proteger as suas veias e artérias a longo prazo.
Nesta altura do ano torna-se inevitável a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, que favorecem o aumento dos níveis de mau colesterol. O consumo regular de cerca de 40g de nozes por dia (cerca de seis unidades) pode inverter os efeitos nocivos dessas gorduras.Além das gorduras benéficas, as nozes são ricas em polifenois que são potentes antioxidantes.
O consumo regular de nozes está portanto associado a uma melhoria do aspeto da pele e a uma melhoria significativa da saúde cardiovascular. Embora altamente calóricas, não há relação entre o consumo regular de 6 nozes e o aumento de peso. Assim, a nossa sugestão é que consuma 40g de nozes diariamente, sobretudo durante a época natalícia!