?Disfunção? da ATM ?- ?Fisioterapia? da ATM

Na Maxfac tratamos a disfunção da articulação tempero-mandibular (ATM) com sessões de fisioterapia que se têm revelado muito eficazes. Saiba mais sobre este problema e como pode resolvê-lo:
O que é a Articulação Tempero-Mandibular (ATM)?
A articulação tempero-mandibular (ATM) está localizada na frente do ouvido, é a articulação mais solicitada pelo corpo humano sendo utilizada durante a fala, a deglutição e a mastigação. Em média a articulação tempero-mandibular exerce 10 000 movimentos por dia.
A Disfunção da ATM e os sintomas
Por ser uma estrutura dinâmica e complexa, a ATM fica vulnerável e nesse momento as dores e as disfunções aparecem.
A disfunção da ATM é detetada quando o paciente chega a clínica apresentando como sinais e sintomas, cefaleias (dor de cabeça), dores faciais, temporais, hemicranianas, maxila e região tempero-mandibular, dores de dente e sensibilidade alterada, estalidos ou rangidos nas articulações , dificuldade em abrir totalmente a boca, dificuldade em mastigar, dores de ouvidos, zumbidos, vertigens, desgaste dental e, cervicalgias, dores escapulares e dorsais.
Causas:
Podemos mencionar como causas das disfunções, os traumas, abertura excessiva da boca, deslocamento do disco articular, hábitos parafuncionais (permanência de objectos entre os dentes, bruxismo, mastigar de um só lado, apertamento dental diurno ou nocturno, chuchar ou morder o dedo), má oclusão dentária, stress e alterações posturais.
Tratamento: A Fisioterapia da ATM e os seus objectivos
O tratamento do Fisioterapeuta, tem como objectivo melhorar a função e minimizar as dores, melhorar a amplitude de movimento, a postura, reduzir a inflamação, fortalecer o sistema músculo-esquelético e reeducar o paciente em relação ao posicionamento correcto da mandíbula.
São necessárias em media cerca de 10 sessões de fisioterapia, sendo que cada caso é um caso e cada paciente deverá ser avaliado.
Sabemos cuidar de si!
e-mail:clinicamaxfac@gmail.com; tel: 21 354 4366